quarta-feira, fevereiro 16

Vídeo conferência projeto Cidades Amigas das Crianças

Nesta ultima terça (15), estive no Instituto Paulo Montenegro (IBOPE) em mais um vídeo conferência com os jovens do Harlem, Nova York. Foi ótima a troca de experiência sobre o projeto que já desenvolvemos aqui, e agora eles estão desenvolvendo lá.
Está sendo ótima a troca de experiências.

Política velha x Política jovem


Resolver os problemas dos adolescentes Brasileiros não é uma tarefa fácil, porém se tivermos vontade podemos fazer muita coisa. 
Fala-se muito em acessibilidade, não me refiro a acessibilidade de pessoas com deficiências ou não só dessa, mas sim do acesso livre dos jovens aos espaços de fomento e discussão de políticas públicas, sem esse espaço aberto, nunca resolveremos de fato os problemas que afetam esta juventude sem oportunidades.
Como saber o que melhorar sem ouvir os jovens? O Brasil ouve e dá importância aos seus jovens?
Embora a constituição dizer que crianças e adolescentes são prioridades absolutas, isso não é levado na prática. Ainda hoje o jovem é tratado como criaturas que não têm o mínimo de maturidade para opinar ou até mesmo fomentar políticas públicas eficientes para eles mesmos.
A verdade é que temos uma política velha, administrada por pessoas velhas, não só na idade como na mente. Enquanto não tivermos jovens na política, ou pelo menos políticos que cumpram com a legislação, a situação dos jovens não mudará muito.
Mas se nós jovens nos unirmos e nos organizarmos não há política velha que sobreviva a nossa juventude!
Carlos Lima